quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Revitalização do açude de Curral Falso, "Já!"

A nossa região passou por um longo período de estiagem que aterrorizou a muitos.
Animais morreram de maneira quase incontável; Proprietários de terras se desesperaram; famílias já não sabiam o que fazer; prefeitos de vários municípios declaram situação de emergência e estado de calamidade; Verbas do Governo destinadas a festas e lazer foram cortadas. Enfim, todo mundo mudo ou seu jeito de viver para adaptar-se à situação de “seca” que todos vinha passando.
Agora essa situação mudou. Nossa região (graças a Deus) é das que mais vem chovendo desde abril desse ano. Aqui mesmo (no Monte) ainda não passou mês sem que a chuva caísse no chão. Somos contemplados como um reservatório de água construído em 1970 (mais ou menos) quando a região sofria com um longo período de estiagem também. E esse reservatório (o açude) foi construído com trabalho braçal. Uma barragem que pela sua magnitude é de se admirar. Sem o uso de maquinas nenhuma, apenas tração animal e humana.
Foto tirada na Capelinha; em frente à casa de d. Carminha; na barraquinha. Clique nela para ampilá-la
Em Barrocão há mesmo de 5 anos, foi construído um açude também para reservar ás aguas das chuvas para aquele povoado. Como vivemos em região climaticamente desfavorável para reservar agua por um longo período, esses já estão “secos”. Mas nos últimos dias de chuvas conseguiu aparar um pouco de água.
O nosso (o que abrange Monte e Curral Falso) está bem verde. Parece um pasto irrigado com o maior cuidado de seus proprietário. “Peraí”! Parece não. Está sendo mesmo um pasto. O açude que foi feito há quase meia década, transformou-se em pastos para animais com direito a demarcação territorial. Cada um é dono do que o povo construiu para sanar o problema da longo estiagem nos dois povoados. Sem contar com os peixes que podem existir (que já ajudou a matar a fome de tantos). Além das irrigações de plantações que são feitas das águas do “esplendoroso” açude.
Faz-se necessário saber se existe na Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal ou na Prefeitura algum projeto que vise a revitalização do açude de Curral Falso? Os vereadores Dominguinhos e Bebeto, já tem tomado alguma providência com relação a isso? Existe algum projeto que busque “desapropriar” e limpar com serviços de escavação o Açude? Não pode deixar morrer uma riqueza como essa para a nossa região. Talvez o ser humano de maneira direta não venha a precisar dele, mas os animais precisam, mas não como pasto, e sim como uma fonte de água para saciar a sua sede.
Fica aí a sugestão de projetos para os próximos trabalhos de 2014 aos nobres vereadores (especial os de Curral Falso).
Precisamos trazer de volta a riqueza que no passado ajudou o nosso povo a sobreviverem. É lamentável olhar hoje para açude e ver dentro dele pastos e gados comendo capim, ao invés de água e peixes.

Nenhum comentário: