segunda-feira, 18 de setembro de 2017

IV Gincana Cultural de Queimada Grande: um show de pura arte e cultura.

A culminância dos festejos do aniversário da comunidade de Queimada Grande (Banzaê-BA), que completa seus 20 anos de existência, resistência e luta, foi marcada por um show que encantou aos olhos de todos que prestigiaram. As três equipes que participaram do evento, superaram as expectativas da Comissão Organizadora do evento (formada por professores e gestores da Escola Abraão de Souza Gama). Cada equipe realizava provas que deixavam espantados a todos que assistiam.
Fotos: Dona Vânia

Tudo começou pelo tema da gincana, que de maneira natural, é cheio de riquezas: Queimada Grande da Gente: um Nordeste Diferente, que teve como norteamento, o autor Graciliano Ramos e uma de suas principais obras: Vidas Secas; mas junto com o autor, outros nomes do Nordeste foram lembrados: Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Virgulino Ferreira (Lampião) e Abelardo Barbosa (Chacrinha), além da saudosa homenagem ao professor Roberto, assassinado em dezembro do ano passado, que emocionou a todos os presente.
Foto: Divulgação
Cada equipe (Anjos do Sertão, Cactus e Retirantes) em suas apresentações (justificando o nome), retrataram várias situações vividas pelos nordestinos, contextualizando com a vida em Queimada Grande. Isso fez com que os membros da Comunidade se envolvessem de maneiras diversas no evento. Foram dois dias de muita ação e superproduções, que não cansaram e nem desanimaram aos gincaneiros e nem gincanistas, que muita garra e fibra aderiram ao projeto, que teve apoio das Caritas do Brasil (e Kinder Not Hilfe), Prefeitura Municipal de Banzaê, Vereadores locais (Ramon, Zé Peixinho, e Adriano), comércio local e demais comércio da região, entre outros colaboradores.

A equipe Anjos do Sertão conquistou o 1º lugar, seguida de suas concorrentes, Cactus, 2º e Retirantes, em 3º. Por conta da riqueza desenvolvida pelas três equipes, a Prefeita Jailma Dantas achou justo que todas as equipes fosse contempladas com o mesmo mesmo prêmio: uma viagem (à escolha) dentro do estabelecido pela Comissão Organizadora.

Parabéns, Queimada Grande pelo seu aniversário, e pelo berço de talento que existe nessa Comunidade que lutou, resistiu e venceu e continua vencendo. Até o próximo ano. E o Montenius estará presente de novo dando apoio e fazendo cobertura dessa homenagem mais do que merecida.

Nenhum comentário: