terça-feira, 6 de janeiro de 2015

NÚCLEOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do dia 31 de dezembro de 2014, o Decreto nº 15.806, de 30/12/2014, dispondo sobre a organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação, a partir da extinção das Diretorias Regionais de Educação (Direc). No total, são 27 núcleos, presentes em todos os Territórios de Identidade da Bahia, com sedes em Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis. Do site Política Livre

Veja algumas mudanças ocorridas nas DIRECs (atuais NRE) que vem causando descontentamento em muitas pessoas.

Os Núcleos Regionais de Educação NRE, que substituem as Diretorias Regionais de Educação DIREC´s tiveram sua regionalização definida de acordo com os Territórios de Identidade do Governo do Estado e foram publicadas no Diário Oficial na última quarta-feira, 31/12.

Muitos NRE´s foram alterados e têm causado descontentamento aos servidores de educação do Estado da Bahia, a exemplo da nossa região, a antiga DIREC 10 com sede em Paulo Afonso perdeu cinco municípios, esses agora pertencem a Ribeira do Pombal. A nova formação ficou assim:

A antiga DIREC 10, agora é o NRE 24 com sede em Paulo Afonso, será formado apenas pelos municípios de: Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé e Rodelas.

Já o NRE 17, antiga DIREC 11 com sede em Ribeira do Pombal será formada por Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Santa Brígida e Sítio do Quinto.

Imagine o servidor que fez o concurso para Jeremoabo, com Direc sede em Paulo Afonso, agora se acostumar a trilhar um novo caminho, uma nova sede, invés de Paulo Afonso, Ribeira do Pombal? Esse é apenas um exemplo de nossa região, mas a maioria dos municípios sofreu alteração e isso tem causado muito desconforto.

A reforma administrativa foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e sancionada pelo ex-governador Jaques Wagner. De acordo com o Decreto nº 15.806 de 30 de dezembro de 2014, as Diretorias Regionais de Educação (Direc) serão extintas e darão lugar a núcleos de educação.

Em todo estado da Bahia há 33 Direcs, as quais serão substituídas por 20 núcleos administrativos, restando a 13 cidades ficarem sem as instalações do órgão. A justificativa do governador eleito, Rui Costa, é que com o avanço tecnológico, não há a necessidade de manter essas diretorias regionais no interior. Do site Jeremoabo Agora.
Blog do Joilson Costa

Nenhum comentário: