sábado, 14 de setembro de 2013

Parabéns Queimada Grande (Banzaê) pelos seus 16 anos

A Comunidade de Queimada Grande foi fundada em 13 de setembro de 1997. A origem vem da junção de vários povos vindos de povoados próximos, entre eles o que mais se destaca é o Povoado de Pau Fero (hoje pertence a aldeia Kiriri) com cerca de 90% da população.
No ano de 1997 o município de Banzaê viveu um tempo de conflito entre índios e não-índios, onde o primeiro buscava a retomada de sua área (que lhes era de direito, segundo alegam eles) que foi doada pela Princesa Izabel. No conflito, algumas pessoas morreram, outras viajaram para outros municípios, mas os de Pau Ferro (hoje em Queimada Grande) permaneceram e fundaram sua comunidade, que é umas das que mais cresce no município de Banzaê.
Foto: Facebook de Andreza Cruz
Sendo expulsos de Pau Ferro, os moradores se acamparam por um bom período sobe lona (muitos moradores passaram mais de uma ano até chegar ajuda da Prefeitura e Governo). A foto abaixo, mostra um pouco como e onde iniciou a povoação. Sendo um povo Católico (praticante) os moradores logo fizeram uma igreja de palha onde faziam a Celebração da Palavra e outras orações e várias reuniões da comunidade. Ao redor da Igreja começaram a montar as barracas que marcaram os lugares para sua futuras casas.
É com muita alegria que a Comunidade de Queimada Grande celebra seus 16 anos, lembrando suas lutas e conquistas, e o Montenius parabeniza com muita alegria.

Nenhum comentário: