sábado, 20 de dezembro de 2014

Lamentamos! Mas temos que fechar a escola! Você não pode mais estudar aqui.

EM TOM DE DESPEDIDA e MUITA TRISTEZA.
Um jantar maravilhoso para encerrar os trabalhos letivos de 2014 (de uma vez por todas). Foi assim que aconteceu ontem o encerramento do ANO LETIVO do Fundamental II na Escola M. José Dionisio Oliveira.

Com a presença dos pais (e responsáveis) de alunos, o Diretor José Andrade se emocionou ao falar do que estava acontecendo naquele momento. Era algo que não mais iria se repetir (ao menos com aquela realidade); O mesmo se deu com Maria do Amparo Correia que relembrou seu tempo de trabalho prestado na instituição. Ela não se conteve de emoção; O funcionários mais novos também falaram de suas experiências que passaram na escola. "Jamais irei esquecer o carinho, a união, o desejo de ver a escola crescer, o amor aos alunos e funcionários com que (se) tratavam", diziam em seus discurso.
Como é do conhecimento de muitos, somos uma região que sobre muito as consequências do ÊXODO RURAL. É lamentável saber que uma Escola - como é a do Monte - terá que fechar suas portas, para satisfazer ao bel prazer econômico da Prefeitura Municipal de Banzaê e da Sec Banzaê, que querem (ou melhor) obrigam que a escola seja fechada no que diz respeito ao atendimento de alunos das séries finais (6º ao 9º ano), uma escola que lutamos muito para para fazê-la funcionar com o Ensino Fundamental Completo.
A LDB não estabelece (em nenhuma condição) o número mínimo de alunos por sala de aula, apesar de que deixa a cargo das prefeituras uma certa autonomia, e essa é usada para satisfazer o "bolso da prefeitura".
Bem... Não tem como explicar ou expressar o que sentimos; o que pensamos; como iremos ser depois que vermos ônibus levando alunos daqui do Monte para outra escola. Enquanto isso, a nossa fica fechada.
Bem sabemos que o êxodo rural é um fato, é uma realidade em todo o país. Mas um pouco da culpa desse fenômeno deve-se às políticas públicas desenvolvidas pelos nossos gestores (municipais, estaduais e federais), que não são criadas oportunidade de trabalho (ao menos para os adolescentes que estudam... VISTO QUE A EDUCAÇÃO DEVE PREPARAR O ALUNO PARA O MERCADO DE TRABALHO, dizem eles (os políticos e secretários em seus discursos "platônicos" com oratórias bem desenvolvidas - capaz de persuadir todo o povo.
Talvez se tivesse alunos "fantasmas" para serem matriculados, a escola permaneceria aberta. Apesar de que "fantasmas" não precisam de portar para entrar ou sair.
Tudo bem... Esse é um fato real. Mas vai demorar para entendermos e aceitarmos essa realidade.
Viva o desenvolvimento econômico!!! Viva a democracia.!!!
VIVA A EDUCAÇÃO.
Entenda mais o caso.

Nenhum comentário: