terça-feira, 25 de outubro de 2016

Banzaê: IV JPJ - Jornada Paroquial da Juventude (Atualizada)

Com o tema central: "Ser jovem: amar a misericórdia e caminhar com Deus", a paróquia de Banzaê realizou (no domingo, 23) mais uma JPJ. O evento é uma continuidade da Caminhada de Emaus, que normalmente acontecia entre o segundo e o quinto domingo da Páscoa, fazendo uma co música, orações e meditações que lembravam o trajetos de dois discípulos de Cristo, que, após sua morte, decidem voltar para seu povoado de origem - Emaús -, achando que tudo está acabado, e nesse caminho Jesus aparece entre os dois e conversa... (Lucas 24,13-35).

Depois de 2013, por ocasião da JMJ-Rio, a Caminhada de Emaús passou a chamar-se Jornada Paroquial da Juventude, realizada no mês de setembro, evolvendo jovens de toda a paróquia de Banzaê e paróquias vizinhas: Tucano, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Cícero Dantas, Antas, Fátima e Paripiranga. Cada ano com percurso diferente com o objetivo de abranger todas as comunidades da paróquia.
Fotos: PASCOM-Banzaê
Esse ano a JPJ (apesar das dificuldades) teve duas mudanças: o percurso foi só de um dia, mas isso foi superado com o final sendo animado pelo Ministério de Música Resgate, e a palestra do tema central com a comunidade Filhos de Maria, representada por Fernanda.

Na missa campal que aconteceu na comunidade de Retiro, o padre João Nascimento resumiu toda a sua pregação em uma palavra proferida por uma criança que, aleatoriamente, ele escolheu para ela definir Deus. Ele achando que a criança seguiria suas pistas para a resposta, o mesmo foi surpreendido por sua resposta. Pe. João lhe perguntou: O que e quem é Deus para você? E sem hesitar ela respondeu: É o amor.E isso marcou toda a caminhada, pois não era esperado essa resposta. Na comunidade de Campo do Brito teve um momento de Adoração - como já é parte essencial na JPJ - dessa vez animada pela Comunidade de Tamburil.

O número de participantes doboru superando as expectativas dos organizadores, que esperavam algo em torno de 400 pessoas e chegou a quase 1000 participaram do evento até o seu final, que foi conduzidos por musicas com paredões de som automotivo e para encerra arrastados pelo Trio Pankadão do Bairro Petronilo Dantas até Banzaê.

Nenhum comentário: