sexta-feira, 22 de junho de 2012

Política Banzaê – “Quem não pode com inimigo: alia-se a ele”

Na emenda. / Amarre a corda direito. / Na emenda. / Pra corda não rebentar. / Na emenda. / Mas dê um nó de respeito. / Quero o povo satisfeito. / Brincando de emendar (Trio Nordestino)


Nesse ano acontece o oposto de 12 anos atrás: o racha virou a emenda. A panela que parecia estar esfriada (ou abafada) em Banzaê, de repente se destampa, e vê-se que não existia nada de esfriamento.
Os últimos acontecimentos do cenário político de Banzaê, vêm deixando muitos eleitores e candidatos atônitos: oposição e situação. O que parecia impossível aos olhos de muitos, tornou-se possível aos olhos de todos.
Na última terça-feira (19) duas coisas aconteciam em paralelo: de um lado o ex-prefeito Zé Leal encontrava-se em Salvador para tratar de assuntos de sua situação no CADIRREG e o grupo de base do PT de Banzaê realizava o lançamento público do nome de Patrícia como candidata oficial a prefeita do pleito de 2012. Era esperado por todos que naquele dia o nome do(a) vice já fosse divulgado, fato que não chegou a acontecer. Mas se é verdade que “onde há fumaça, há fogo”, o fogo que estava “por sob as cinzas” na verdade aquecia sempre mais a panela que foi destampada.
Todo o silêncio e pacatez que existia na “cidade das maravilhas” de repente se transforma numa “faroeste”. E nesse bang bang “quem não pode com o inimigo, alia-se a ele”. A reação dos amigos (e inimigos) podem não ser as melhores. Na verdade há uma inversão de papéis: inimigos se tornam amigos, e amigos se tornam inimigos.
Falando direto, temos as paixões antigas (talvez mal resolvidas) reconciliadas. Creio que seja melhor assim. Mas aqui não vale a minha opinião. Imagine como fica a situação daqueles que a todo o tempo lutaram contra e agora lutam juntos, ou dos que lutaram juntos e agora lutarão contra... um tanto complicada essa situação. Mas, como diz: “na política tudo (ou quem sabe no poder) tudo é possível”, e temos que ter muito cuidado com o que dizemos para não estarmos cuspindo para cima e depois cair na própria testa.
Zé Leal e Jailma juntos outra vez! Tudo indica (mais de 90%) que é fato consumado, embora que o grupo está pressionando-o a não aceitar, pois segundo eles isso trata-se de uma falta de consideração aos demais. E agora como fica o Presidente da Câmara que tanto criticou a Prefeita Jailma e passou a elogiar o ex-prefeito Zé Leal? O Vereador Zé Peixinho, Gilson do Camamu, Irará; e os demais que tanto atacaram o ex-prefeito em seções recentes: o vereador Adriano, e os outros, aceitarão de bom grado essa vinda de Zé Leal (com outros membros)?. O sindicalista Junior do SISMUB? Os do grupo da prefeita que tinham inimizades pessoas e políticas com os do grupo do ex-prefeito?
Os petistas tradicionais: aceitarão isso de bandeja? Ou tentarão algo? Se Zé Leal vem para o grupo não é só para apoiar (como ele já disse em entrevista), terá uma posição de “privilégio” no mínimo vice (no caso não ele, mas sua Esposa Vera, ou o sobrinho dela, Igor) e aí fica uma outra face para ser analisada: Cicinho (ou sua esposa Fabiane), como estão reagindo a essa decisão, visto que ela era uma das indicadas para a composição da chapa com Patrícia?
Por enquanto, acredita-se que as composições ficarão Patrícia e Vera X Edson Brito e ?
A certeza para essas e outras perguntas teremos nos dia 28 (possível dia da convenção da situação) e no dia 30 (provável dia para a convenção da oposição).

Nenhum comentário: