segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A novela dos precatórios: como será o capítulo final?

Desde 2016, vários municípios do Brasil vivem esse complicado dilema. Uma briga entre professores e desembargadores e prefeitos para o tão cobiçado recurso da União oriundo do FUNDEF.

Em Banzaê, no último sábado (23), aconteceu mais um reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos de Banzaê - SISMUB -, e contou com a participação de todos os vereadores, e boa parte dos professores, bem como representantes da Federação dos Sindicatos da Bahia, onde todos tiveram seus discursos favoráveis aos professores. Alguns professores fizeram uso da palavra, e todos foram unânimes em pedir mais união da classe para lutar por seus objetivos. O Professor Cassiano lamenta a atitudes de gestores que, em seus discursos dizem valorizar os professores, mas que na hora prática sua fala no condiz com as atitudes; A Professora Claudene relatou que "é injusto o professor passar por todo o sofrimento para ensinar, além de ser perseguido de diversas maneira - como a transferência para outras localidade, e ainda vem a falta de colaboração de alguns pais; A Professora Cássia Matos teve seu discurso na linha da professora Claudene, mas pediu que os gestores olhassem mais para a classe da educação, e que valorizasse os mesmo como dizem que o faz; O Professor Fábio Guilherme, pediu mais para ter paciência e seguir os trâmites legais, controlar as emoções e ver as orientações dos órgãos competentes; e o Professor Carlos Alberto, se mostrou indignado com a atitudes dos representantes do povo que não assumem o seu papel, e que muitas vezes parecem estar contra aqueles que é a base da sociedade: a equipe da educação; O Dr. Derkian, disse: Muitos se dizem estar do lado dos professores, mas quando está no poder seus discursos não condizem com suas ações. Não há clareza de que esses 60% sejam mesmo para os professores, mas que os juros possam ser usados em outros, como exemplo, pagar as licenças prêmios; o Dr. João ressalta que nesse momento é momento de lutar pelo recurso, sem paixão partidária, pois o recurso veio por causa dos professores que, até 2011, não recebiam um salário digno. Antes de tomar qualquer decisão analise bem, faça-o de maneira racional. O diálogo deve ser levado em conta. Mas acima de tudo a classe deve lutar unida, e não ficar esperando que os outros façam por si.

A história dessa "novela" em outro "núcleo de gravação" corre para outros rumos: "O desembargador federal Fábio Prieto de Souza, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu a execução de ações contra a União para o pagamento às prefeituras de diferenças referentes ao cálculo das complementações devidas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (Fundef). Ele ainda mandou investigar prefeitos por suspeita de improbidade administrativa." Leia a matéria completa.

Dessa assembleia, algo saiu decidido: Uma conversa com a Prefeita Jailma, no dia 04 de outubro; buscar mais informações junto ao TCM, TCU e MP Federal.

Nenhum comentário: