terça-feira, 28 de novembro de 2017

Banzaê: uma Sessão para não esquecer (atualizada)

O espírito de cordialidade e verdadeiro de política estava "pairado" sobre os edis da Câmara Municipal de Vereadores de Banzaê nesta última sessão (27), onde os oradores tiveram discursos quase que unânimes sobre assuntos que diz respeito à população. A maioria dos oradores disseram que estavam lá para cobrar e fazer jus à confiança que o povo depositou neles, quando os escolheram para representá-lo.

Mas o assunto mais badalado (creio que desde junho) é o caso da ambulância do povoado Salgado, que, segundo o vereador Zé Peixinho, não está atendendo as pessoas como deveria. Disse ele que a "ambulância não gasta mais de 2l de gasolina na semana", dentre outros assuntos que vereador abordou.

Nessa sessão, Situacionista (vereador Adriano, Joãozinho e Fernandes) e Oposicionistas (Ramon, Zé Peixinho, Roger e Agrício), discursaram em favor do povo. Por um momento o recinto não parecia ser aquele que de costume era visto pelos que assistiam, onde se ouvia mais vaias da galaria, caso contrário foi o da última sessão, que a a platéia aplaudia os edis de ambus os lados, pois os mesmos falavam  que eles queriam ouvir.

Vários projetos foram discutidos (postos em votação), e todos tiveram suas indicações aprovadas por unanimidade. Mas algumas polêmicas (mesmo com toda a cordialidade) não podia faltar. O vereador Adriano da Queimada surpreendeu a todos quando disse "que a administração tem que ser levada a sério, e que o povo merece ter respeito". falou de seu trabalho em comunidade e em demais comunidade do Município, e o que ele faz no campo da saúde para suprir as necessidades quando a prefeitura (através da Secretaria de Saúde) não o faz. Ele e Zé Peixinho falaram da luta incansável para trazer o Cartório de Registro Civil para Banzaê, além de ter sugerido que o dinheiro dos precatórios fosse, de fato, usado na educação através de programas que venham a beneficiar os alunos, através da oferta de fardamento escolar, bem como de outros materiais necessários. O vereador Ramon da Queimada, elogiou o discurso e a atitude de seu colega e conterrâneo (aliás, os oradores todos tiveram essa bela atitude), e disse que é desse jeito que os mesmo têm que trabalhar. Mas ele polemizou quando apresentou para os presentes os valores das diárias do pessoal de confiança da Prefeita de janeiro a outubro desse ano, que chega a um total de mais R$ 200.000,00, e isso despertou uma certa reação aos que estavam presentes.

E quanto ao caso da ambulância do Salgado, o vereador Adriano convidou o vereador Joãozinho para resolver, e acredita-se que nas próximas sessões esse assunto será debatido semente para dizer que isso já foi sanado. (Atualizado) Outro tema que chamou a atenção, foi a indicação de uma emenda na LOA 2018 (Lei Orçamentária Anual), na qual sugere redução ma suplementação de 100% para 5% o valor usado pelo gestor, nesse caso, a Prefeita, e pare esse pediu que o Presidente botasse em votação na sessão do dia 11, pois o dia 04 estaria em votação o projeto de pagamento do décimo terceiro salário para a categoria, visto que isso já foi aprovado em Lei Federal, e a indicação dessas indicações já conta com o apoio da maioria (6, até aquele momento).

Nenhum comentário: